Errei, e agora?

Errou?
Você vai sobreviver!

Errar é normal, em tudo!

E no inglês, não seria diferente.
Errar é completamente aceitável, e não somente no início do aprendizado, mas em todo assunto novo que você for aprender na língua.

E o que fazer?

Primeiro, não deixe que seu medo de errar te impeça de tentar. Não deixe de se expor a língua, ou de interagir em uma oportunidade de usar o que você já sabe por medo de errar.
Lembre-se todo mundo erra.

Se você está se comparando com o que você vê nos filmes e seriados, pense que aquelas pessoas têm textos decorados, então, obviamente, eles estarão muito corretos.
Mas, e eu já dei essa dica antes, assista a um programa de entrevistas e veja como o entrevistado se comporta; normalmente ele dá pausas, procura por palavras certas, gagueja, comete um ou outro errinho, às vezes se autocorrige… e continua respondendo ao entrevistador.
E isso é totalmente normal numa fala real, não ensaiada, não decorada, não planejada…


Agora vamos para o português, pense em você e também em outros falantes nativos: falamos ou escrevemos perfeitamente o tempo todo? Não!

Segundo, encare os erros como uma chance de aprendizado.
Isso mesmo, veja seus erros e suas dificuldades como oportunidades de evoluir.
Errar faz parte do aprendizado, e se você não está errando, pode ser que você não esteja se envolvendo o suficiente, esteja ficando só, e somente só, na sua zona de conforto, não esteja se arriscando, não esteja usando as oportunidades de usar o que sabe.

Repito: Não deixe seu medo te impedir de tentar.
Quanto mais cedo você começar a usar o que aprende, melhor.
Você mesmo perceberá seus pontos fracos, seus erros, e vai corrigi-los durante o caminho.

Como diz o muito mais que professor do Inglês na Ponta da Língua profissional que admiro muito, Denilso de Lima: “A verdade é que você continuará cometendo erros independentemente do seu nível, mas o legal é que temos a chance de aprender o certo e passar a usar o certo.”

E isso vale para TODAS as habilidades do Inglês, não só para o speaking.

Você está aproveitando seus erros e dificuldades para evoluir?
Ou está deixando o medo te impedir de crescer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *