A Internet está cheia de material gratuito para você aprender o que quiser.
E quanto ao Inglês … ah, quanto ao Inglês… você pode encontrar material suficiente para umas três vidas inteiras…
Só que o fato de todo esse conteúdo estar aí, disponível, de fácil acesso, não quer dizer que isso só vai facilitar. Pelo contrário, pode ser até que dificulte.
Se você tentar participar de todas as “semanas da fluência”, “jornadas para destravar o seu Inglês”, “mini cursos gratuitos”, se você baixar todos os ebooks, acompanhar todos os perfis, baixar todos os aplicativos, tudo o que você vai conseguir na verdade é um cérebro obeso de informações. Informações que ele não vai conseguir processar e vão te pesar, atrasar e confundir…
Eu já compartilhei com vocês meu pensamento que acho completamente possível que você aprenda inglês sozinho com o que encontra na Internet.
Porém, também chamei a atenção para o fato de que não acho que essa seja a situação ideal: um professor, um tutor, até mesmo um curso regular, podem te dar um direcionamento e ajudar a filtrar todo essa informação disponível.
Mas, se você optou aprender inglês sozinho, escolha um bom livro de gramática e siga o índice dele para ir aprendendo os assuntos. Vá aprofundando seu vocabulário conforme for evoluindo de níveis. Use vídeos, filmes e músicas a seu favor para ir aprimorando seu listening. Simplesmente pare de acumular conhecimento, execute, coloque em prática.
Agora nunca, JAMAIS, nunca mesmo, procure, baixe ou estude todo o conteúdo possível existente na Internet sobre um determinado ponto.
Explico: se você está estudando os *possessive adjectives* e entendeu o assunto, procure por alguns exercícios de fixação, verifique seu aprendizado e passe para o próximo ponto. Não fique parado, tentando assistir a todos os vídeos com todas as abordagens diferentes de todos os teachers possíveis, não baixe todos os ebooks, todas as revisões, todos os pdf…
Simplesmente considere o assunto como aprendido e grite “NEXT”.
Esse assunto chamou sua atenção?
Você se reconhece, ou conhece alguém, acumulador?