Você começou a estudar inglês.
Está feliz, motivado, se sente cada vez mais capaz, esta progredindo rapidamente, até que…
… até que o Platô do Intermediário acontece.
O que é o isso? O que é esse Platô do Intermediário?
Essa é a fase em que a evolução parece parar de acontecer. Você tem a sensação que perdeu o ritmo, que está estudando mais e aprendendo menos.
Você tem a certeza que está atolado, patinando, sem sair do lugar….
Infelizmente essa fase é praticamente inevitável e a grande maioria dos estudantes de inglês passa por ela. Pode durar meses, anos, e é extramente frustrante:
Você estuda e se dedica, mas parece que não está progredindo, isso te desmotiva.
Você já aprendeu o vocabulário básico, então agora você passa a ver palavras estranhas, raras, menos usuais. Parece aprender o que não vai usar.
Você vê e revê regras gramaticais, vocabulário, tem a sensação de estudar “mais do mesmo”, nada parece novo, tudo parece uma grande revisão.
Você sabe muito inglês, mas não se sente à vontade, não consegue falar ou ouvir de uma maneira natural.
E o que fazer para sair dessa fase? O que fazer para vencer o Platô do Intermediário?
Primeiro: você está mesmo estagnado ou só está tendo um dia, uma semana, um mês ruim? Pense a respeito.
Segundo: aceite que isso faz parte da curva do aprendizado. Imagine um atleta de natação. No começo ele não sabe nada de técnica e evolui muito rapidamente, na sequência precisa se dedicar muito mais para conseguir uma ínfima melhora nas suas marcas.
Terceiro: continue estudando. Assim como o atleta de natação, que continua treinando e buscando aprimoramento, apesar da evolução ser bem menos expressiva do que no começo.
Quarto: teste-se. Busque testes online e verifique a sua evolução. Isso vai te ajudar a sentir um pouquinho do progresso, aumentar a sua segurança e diminuir a frustração.
Quinto: saia da zona de conforto, use e aprenda collocations e chuncks of languages. Um inglês mais natural, mais vida real, vai manter ou resgatar a sua motivação em aprender.
E o principal: reconheça que você já sabe muito e coloque seu Inglês em uso!